Embora a vida do piloto nas estradas possa ser repleta de aventuras, é crucial priorizar a segurança, tanto a nossa quanto a dos outros. Com esse objetivo em mente, apresentamos cinco dicas essenciais para uma pilotagem segura.
Equipamentos de proteção
Priorize o uso correto de equipamentos de proteção, como capacete, jaqueta, calças, luvas e calçados fechados, tanto para o piloto quanto para o garupa. Esses itens são muito importantes para prevenir lesões em caso de acidentes.
Viseira
A viseira do capacete ou óculos de proteção são essenciais para proteger os olhos de ventos, poeira, impactos e chuvas. Ela precisa estar abaixada sempre que a moto estiver em movimento, não apenas para a segurança do piloto mas também caso não esteja o motociclista poderá levar uma multa.
Atenção nos pneus
Os pneus são o único ponto de contato dos veículos com o solo. Por isso, sua manutenção é importantíssimo. Verificar regularmente a condição e a pressão dos pneus ajuda a manter a estabilidade da moto. Pneus “carecas” aumentam significativamente o risco de derrapagens, principalmente em estradas molhadas.
Cuidado com o ponto cego
O ponto cego é a área não coberta pelos espelhos retrovisores dos automóveis ou onde as colunas e outras partes do carro impedem a visão do motorista. Ao circular ao lado de veículos maiores, esteja atento ao ponto cego. Sempre sinalize suas ações e preste atenção para evitar surpresas e “fechadas”.
Direção defensiva
Adote uma postura defensiva, mantendo distância segura dos outros veículos, respeitando semáforos, reduzindo velocidade próximo a cruzamentos e sinalizando devidamente suas ações.
Aqui temos trouxemos essas 5 dicas, porém pense sempre em você e no próximo. Pilote com segurança para poder pilotar sempre!
Comenta aqui embaixo caso vocês tenham alguma dica que não anotamos aqui. Vamos compartilhar nossas vivencias sobre duas rodas.