Versão personalizada da motocicleta, assinada pelo customizador Dirk Oehlerking, celebra os 100 anos da BMW Motorrad
Quando Dirk Oehlerking se dedicou à BMW R 18 com sua criatividade em sua customizadora, a Kingston Custom, era de se esperar um resultado espetacular. Conhecido por suas customizações diferenciadas, Oehlerking causou, recentemente, um rebuliço na cena com a R 18 Spirit of Passion – uma criação de tirar o fôlego em estilo aerodinâmico.
A R 18 The Crown vai um grande passo além. “É a essência das minhas criações até hoje”, diz Oehlerking, cuja paixão e criatividade sempre foram direcionadas para motocicletas individuais e incomuns. É exatamente isso que ele vem fazendo com total empenho há 30 anos. Ele, que diz adorar a cultura industrial e a proximidade com o artesanato, tem uma ótima rede de contatos e cenários fotográficos deslumbrantes para suas motocicletas e para si mesmo.
Para marcar os 100 anos da BMW Motorrad, ele criou agora a R 18 The Crown, uma grande boxer que tem de tudo. “Comecei com uma nova BMW R18, que depois desmontei. Como sempre, trabalhei com espuma dura e papelão para criar a forma, as linhas e o design. O objetivo era que parecesse ainda mais poderosa, elegante e rápida, tudo isso combinado a um visual inovador”, ressalta Oehlerking, descrevendo sua abordagem de design.
O design tornou necessário adaptar consideravelmente a tecnologia. Uma suspensão da roda dianteira completamente nova teve que ser construída na forma de um braço oscilante de dupla face com suporte de suspensão central.
O tanque de combustível de 8 litros e as partes da carroceria eram feitos de chapa de alumínio de 2 mm de espessura, que era cortada, dobrada e acionada manualmente. Enquanto o motor e a suspensão traseira são os mesmos do original, os dois coletores de escape de aço inoxidável são totalmente feitos à mão.
Numerosos componentes padrão, como farol, instrumentos, interruptores e sistema de apoio para os pés, foram integrados perfeitamente ao conceito espetacular da BMW R 18 The Crown. Os acessórios da embreagem e do freio de mão, o para-lama traseiro, os suportes e o selim feito de chapa de alumínio de 2 mm de espessura e revestido com couro genuíno são adições harmoniosas.
Como cereja no topo do bolo, Oehlerking deu à R 18 The Crown um acabamento de pintura Champagne Platinum com madrepérola, complementado pelo emblema da marca BMW adornado com uma pequena coroa.
A motocicleta foi apresentada entre os dias 7 e 9 deste mês, durante a edição comemorativa de 100 anos da BMW Motorrad do Motorrad Days, em Berlim.
Disclaimer
O veículo mostrado pode ser modificado e equipado com acessórios de terceiros e/ou peças proprietárias que não são fabricadas, distribuídas ou testadas pela BMW. A BMW não se responsabiliza pelas modificações (incluindo a montagem, características e utilização dos acessórios apresentados). NOTA: A modificação de veículos de produção em série (incluindo a montagem e utilização de peças de terceiros e de fabricação própria) pode prejudicar as características de condução! Conduzir os nossos veículos em condições modificadas é por sua conta e risco.