A moto com motor a hidrogênio foi projetada e construída como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023, com testes começando este ano, culminando nesta demonstração pública. A moto está equipada com um motor a hidrogênio baseado no motor In-Line Four Supercharged de 998 cm³ da Kawasaki Ninja H2, com modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros. O chassi da moto foi projetado para acomodar cilindros de combustível de hidrogênio e um sistema de abastecimento de hidrogênio a bordo.
As motos com ICE a hidrogênio funcionam com a combustão de hidrogênio, produzindo o ronco e a sensação pulsante que os pilotos apreciam ao acelerar, enquanto emitem principalmente água. Como parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono, a Kawasaki Motors está atualmente realizando pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar uma moto com ICE a hidrogênio funcional4 como uma opção neutra em carbono para os motociclistas no início dos anos 2030.
A Kawasaki Motors é membro pleno da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação de pesquisa focada em tecnologia de hidrogênio que está ativamente realizando pesquisas básicas sobre motores a hidrogênio, sistemas de abastecimento de hidrogênio e sistemas de fornecimento de combustível para produzir veículos de mobilidade pequena movidos a hidrogênio, incluindo motos.
Para fortalecer ainda mais a marca Kawasaki, a Kawasaki Motors fornecerá produtos e serviços que atendam às necessidades de nossos clientes e da sociedade, incluindo esforços para alcançar a neutralidade de carbono, desafiando-nos a examinar todas as possibilidades em busca da felicidade e alegria de todos aqueles cujas vidas a Kawasaki toca.