Descrubra as vantagens, desvantagens, custos de manutenção e se vale a pena para você e sua moto.
As motos de até 300 cilindradas são populares entre os motociclistas por serem econômicas, práticas e ideais para o dia a dia. Uma característica que vem ganhando destaque nesse segmento é o sistema de relação por correia. Vamos explorar os pontos positivos, negativos e os custos de manutenção e troca de peças desse sistema, ajudando você a entender se essa é a melhor opção para sua moto.
O que é o Sistema de Relação por Correia.
O sistema de relação por correia substitui a tradicional corrente e pinhão por uma correia dentada e polias. Essa tecnologia, mais comum em motos de maior cilindrada e em scooters, está se tornando uma alternativa viável também para motos menores.
Vantagens
- Menor Manutenção: A correia dentada requer menos manutenção comparada à corrente tradicional. Não é necessário lubrificar com tanta frequência, o que reduz o tempo gasto em cuidados diários.
- Durabilidade: Correias dentadas tendem a ter uma vida útil maior que correntes. Em média, uma correia pode durar até 50.000 km, enquanto correntes geralmente precisam ser trocadas entre 20.000 e 30.000 km.
- Menos Ruído: Um dos grandes benefícios do sistema de correia é a operação silenciosa. A ausência de ruídos metálicos durante a condução proporciona uma experiência mais confortável.
- Limpeza: Correias não precisam de óleo lubrificante como as correntes, o que significa menos sujeira e menos risco de manchar roupas e peças da moto.
Desvantagens
- Custo Inicial: O investimento inicial para instalar um sistema de correia pode ser maior do que para uma corrente. O kit completo (correia e polias) costuma ser mais caro que os componentes equivalentes de corrente e pinhão.
- Fragilidade: Apesar de durável, a correia pode ser mais vulnerável a detritos e impactos do que uma corrente. Pedras ou objetos cortantes na estrada podem danificar a correia, exigindo a substituição completa do componente.
- Disponibilidade de Peças: Embora a popularidade esteja crescendo, ainda pode ser difícil encontrar correias e polias específicas para alguns modelos de motos de até 300cc em determinadas regiões, o que pode gerar atrasos em reparos.
Custos de Manutenção e Troca de Peças
Manutenção Preventiva
Como mencionado, a manutenção preventiva é simplificada. A verificação periódica do estado da correia e das polias é suficiente, sem a necessidade de lubrificação constante.
A troca da correia e das polias pode ser um pouco mais cara comparada à substituição de corrente e pinhão. No entanto, considerando a maior durabilidade da correia, o custo-benefício pode ser favorável a longo prazo.
- Correia dentada: R$300,00 a 600,00
- Polias: R$250,00 a R$ 400,00 cada
- Kit completo (correia + polias): R$ 1.400,00 a 1.800,00
*** Preços meios em 06/2024
Comparativamente, um kit de corrente e pinhão para motos de até 300cc varia entre R$ 150 e R$ 400, necessitando trocas mais frequentes.
Conclusão:
O sistema de relação por correia em motos de até 300cc oferece várias vantagens, como menor manutenção, maior durabilidade, operação silenciosa e menos sujeira. No entanto, o custo inicial mais alto e a fragilidade frente a detritos são pontos a considerar. Avalie os prós e contras para decidir se esse sistema é adequado para seu estilo de pilotagem e condições de uso.
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Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o sistema de correia para motos de até 300 cilindradas. Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários!