Sistema de relação por correia em motos de até 300cc.

Descrubra as vantagens, desvantagens, custos de manutenção e se vale a pena para você e sua moto.

As motos de até 300 cilindradas são populares entre os motociclistas por serem econômicas, práticas e ideais para o dia a dia. Uma característica que vem ganhando destaque nesse segmento é o sistema de relação por correia. Vamos explorar os pontos positivos, negativos e os custos de manutenção e troca de peças desse sistema, ajudando você a entender se essa é a melhor opção para sua moto. 

O que é o Sistema de Relação por Correia.

O sistema de relação por correia substitui a tradicional corrente e pinhão por uma correia dentada e polias. Essa tecnologia, mais comum em motos de maior cilindrada e em scooters, está se tornando uma alternativa viável também para motos menores. 

GKT – Kit Relação Correia

Vantagens

  • Menor Manutenção: A correia dentada requer menos manutenção comparada à corrente tradicional. Não é necessário lubrificar com tanta frequência, o que reduz o tempo gasto em cuidados diários. 
  • Durabilidade: Correias dentadas tendem a ter uma vida útil maior que correntes. Em média, uma correia pode durar até 50.000 km, enquanto correntes geralmente precisam ser trocadas entre 20.000 e 30.000 km. 
  • Menos Ruído: Um dos grandes benefícios do sistema de correia é a operação silenciosa. A ausência de ruídos metálicos durante a condução proporciona uma experiência mais confortável. 
  • Limpeza: Correias não precisam de óleo lubrificante como as correntes, o que significa menos sujeira e menos risco de manchar roupas e peças da moto. 

Desvantagens

  • Custo Inicial: O investimento inicial para instalar um sistema de correia pode ser maior do que para uma corrente. O kit completo (correia e polias) costuma ser mais caro que os componentes equivalentes de corrente e pinhão. 
  • Fragilidade: Apesar de durável, a correia pode ser mais vulnerável a detritos e impactos do que uma corrente. Pedras ou objetos cortantes na estrada podem danificar a correia, exigindo a substituição completa do componente. 
  • Disponibilidade de Peças: Embora a popularidade esteja crescendo, ainda pode ser difícil encontrar correias e polias específicas para alguns modelos de motos de até 300cc em determinadas regiões, o que pode gerar atrasos em reparos. 

Custos de Manutenção e Troca de Peças

Manutenção Preventiva 

Como mencionado, a manutenção preventiva é simplificada. A verificação periódica do estado da correia e das polias é suficiente, sem a necessidade de lubrificação constante. 

A troca da correia e das polias pode ser um pouco mais cara comparada à substituição de corrente e pinhão. No entanto, considerando a maior durabilidade da correia, o custo-benefício pode ser favorável a longo prazo. 

  • Correia dentada: R$300,00 a 600,00 
  • Polias: R$250,00 a R$ 400,00 cada 
  • Kit completo (correia + polias): R$ 1.400,00 a 1.800,00 
    *** Preços meios em 06/2024

Comparativamente, um kit de corrente e pinhão para motos de até 300cc varia entre R$ 150 e R$ 400, necessitando trocas mais frequentes.

Conclusão:

O sistema de relação por correia em motos de até 300cc oferece várias vantagens, como menor manutenção, maior durabilidade, operação silenciosa e menos sujeira. No entanto, o custo inicial mais alto e a fragilidade frente a detritos são pontos a considerar. Avalie os prós e contras para decidir se esse sistema é adequado para seu estilo de pilotagem e condições de uso. 

Para mais dicas e informações sobre manutenção de motos, continue acompanhando nosso site 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o sistema de correia para motos de até 300 cilindradas. Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários! 

Luan Crepaldi

Autor & Colunista

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas:

  • All Post
  • Bolso
  • Capacetes
  • Competição
  • Curiosidades
  • Destaque
  • Dicas
  • Equipe Honda
  • Eventos
  • Filmes
  • Lançamentos
  • Mobilidade
  • Moto
  • Moto Mulher
  • Noticias
  • Novas Gerações
  • Novidades
  • Off Road
  • Passeios
  • Podcast
  • Review
  • Segurança
  • Vídeos
  • Visem
    •   Back
    • Moto Elétrica
    • Restauração
    • Vespa
    • BMW
    • Triumph
    •   Back
    • Enduro
    • Motovelocidade
    • Moto GP
    • Moto2
    • Moto3
    • SuperBike Brasil
    • JrCup
    • MXGP
    • Cross Country

Eventos do mundo das motos

Competições

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba todas as noticias em primeira mão! 


    Canal VISEM

    Criado para abraçar a cultura do motociclismo.

    História da Vespa

    Quero Turbinar Minha Moto

    Bajaj Dominar 400 2023

    Edit Template

    © 2024 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Visem Produtora

    Pular para o conteúdo